• Subscribe to our feed
  • Subscribe via mail

14.12

Fui convidada pela mmartan Campos para dar dicas de como receber bem os hóspedes em casa, o que me deixou muito honrada. Quando a Tassiana, proprietária da mmartan, falou sobre unirmos isso ao Chá do Bem mmartan (em prol do Hospital Abrigo Psiquiátrico João Viana), realizado recentemente, imediatamente me veio à mente não falar sobre regras de etiqueta e sim de dicas para receber bem.

Porque elegante mesmo é se preocupar com o bem estar do outro, cada um do seu jeito, e de acordo com suas possibilidades.

Então, as minhas dicas são para ajudar anfitriões a deixar seu convidado confortável e à vontade.

Eu adoro receber visitas, e é um grande prazer acomodar bem as pessoas em casa e tornar a visita um período agradável e divertido.

Não importa se você tem uma casa enorme ou se vai oferecer apenas o sofá… Um bom anfitrião é aquele que se preocupa com o bem estar e conforto do seu hóspede, deixando-o à vontade, e, para isso importante tomar algumas providências que são imprescindíveis.

Acho fofo colocar as toalhas de banho enroladas com uma fita e um cartão de boas vindas sobre a cama. Passará ao seu hóspede a sensação de cuidado e alegria com sua chegada.

(No final do post disponibilizo este cartãozinho para quem quiser imprimir)

1- Onde dormir?

Claro que o ideal de conforto é ter um cômodo só para seu hóspede, mas estamos abordando todas as possibilidades e realidades, então se não houver quarto de hóspedes mas você tiver filhos, coloque-os em seu quarto e prepare o quarto deles para acomodar seu hóspede. Se você mora sozinho, libere seu quarto ou, pelo menos, a cama para o hóspede.

Mas se o seu convidado não concordar com isso e fizer questão de ficar na sala, muitas vezes até por ser íntimo da casa, tenha os mesmos cuidados. O conforto e o cuidado devem ser mantidos seja qual for o cômodo onde o hóspede for dormir.

Não tem cama extra? Que seja um sofá cama confortável ou ainda um colchão arrumado com carinho para acomodar sua visita.2 – Roupas de cama e banho novos e limpos

Separe roupa de cama e de banho limpinhos, cheirosos e macios. Perfeito se forem jogos que combinam entre si. Isso demonstra cuidado e carinho. Sugiro até que reserve jogos exclusivos para visitas, isso garante que você tenha sempre itens novos e limpos para seus hóspedes, já que serão pouco usados. Não esqueça de reservar também uma manta ou cobertor, para deixar à disposição do seu hóspede.

3 – Travesseiros disponíveis

É importante ter travesseiros confortáveis para que tenha uma boa noite de sono. Disponibilize sempre um travesseiro extra, para maior conforto, mesmo que tenha que se desfazer do seu ou dormir em almofadas. O conforto do hóspede em primeiro lugar.

Sempre bom ter jogos exclusivos para visitas, isso garante que você tenha sempre itens novos e limpos para seus hóspedes.

4 – Cuidado na higiene e na arrumação do espaço.

Seja no quarto de hóspede ou em outro ambiente que cumpra o papel de quarto de hóspedes, como sala de TV, escritório, prepare o ambiente cuidadosamente para receber sua visita. Cuide da limpeza do ambiente de forma impecável. Caso tenha uma cama para o hóspede arrume-a com capricho, com direito a um cobre leito bonito, travesseiros, almofadas, e um tapetinho ao lado da cama, para quando se levantar seu hóspede sentir o conforto no pés e não um chão frio.

Travesseiros extras, cama linda e confortável e receba com um mimo. Coloque as toalhas amarradas sobre a cama com um cartãozinho de boas vindas!

Opte por um jogo de cama mais clássico, em tons claros, pois deixam o ambiente com uma sensação de tranquilidade e serenidade, agrada um número maior de pessoas e proporciona um relax instantâneo para seus convidados.

Se não houver uma cama, que seja um sofá cama confortável ou ainda um bom colchão para acomodar sua visita.

5 – Perfume os ambientes

Borrife água de lençol na roupa de cama e nas almofadas, isso fará a diferença, acredite! (Esta é uma dica que sempre dou no meu Instagram @michellemayrink para o nosso dia a dia e falo também no Snap)  Pode ter certeza que encontrar um cantinho caprichado lhes darão a sensação de que são bem vindos.

Assim que chegarem, ofereça água fresca e deixe-os à vontade para que possa descansar ou até mesmo tomar um banho. Se tiver um roupão e um chinelinho extra disponível, será incrível. O máximo do carinho!

Ambiente perfumado, chinelinho e roupão mmartan: assim o hóspede não vai nem querer voltar pra casa…

Amo as águas perfumadas para lençol e os aromatizadores de ambientes da mmartan!!! Esta é a linha nova da marca: Acqua di martan

6 – Detalhes que não podem faltar na cabeceira da cama.

Uma moringa, uma luminária e um vaso pequeno de flores frescas, de perfume suave.

Deixar uma vela perfumada sobre uma cômoda junto a um livro, uma compoteira ou bandeja com chocolatinhos, um bloco de anotações com caneta e um cartão com a senha da rede Wi-Fi da casa é o máximo do cuidado. Pense também em reservar benjamins e disponibilizar tomadas para facilitar as conexões.

Esta composição eu arrumei lá na mmartan. Disponibilizei a senha do wi-fi num lindo porta retrato, fica chique!!

Uma compoteira com chocolatinhos… quem não ama? Esta também é da mmartan, super baratinha, gente, e é um presentão!

7 – Espaço para roupas e um banquinho para a mala.

Separe um espaço onde os visitantes possam colocar suas coisas, como algumas gavetas ou uma bancada. Tenha sempre cabides disponíveis, caso precise pendurar alguma peça. No caso de ambientes pequenos, ou se ele optar por ficar na sala, arrume um banquinho para que possa apoiar a mala (acho isso imprescindível) e usá-la com mais facilidade.

8 – Cuide do banheiro.

Assim como o quarto, um banheiro limpo, higienizado e perfumado é essencial para receber suas visitas. Esvazie a lixeira (isso vale pra qualquer tipo de recepção, mesmo que seja um lanche com amigas) e verifique se há papel higiênico suficiente para os hóspedes. Verifique se no banheiro todos os aparelhos estão funcionando, como secador de cabelos, luzes, água quente, aquecedores, etc.

Fica um charme se você arrumar a bancada com um arranjo de flores ou um verdinho, um sabonete líquido, um creme de mãos e um difusor de ambientes. Escolha um tapete de banheiro novo, macio e bonito, combinando com o jogo de banho.

Banheiro limpo e agradável para receber seu hóspede (Foto: Minha Casa / Divulgação)

Mesmo que seu hóspede traga seus pertences pessoais, é de bom tom deixar no banheiro disponível shampoo, gel de banho, condicionador, pasta de dente nova, toalhas limpas e sabonetes novos, além de alguns itens para hóspedes esquecidos, como escova de dentes, escova de cabelo, pente e desodorante. Se for mulher acrescente lenços umedecidos, algodão, demaquilante e absorventes.

Para quem recebe visitas com crianças, ter um pacote de lenços umedecidos e um shampoo infantil “cabelo e corpo” é o máximo do bom anfitriã.

Organizar estes itens numa cestinha ou numa nécessaire bonita fica um charme e fará o hóspede sentir o cuidado e perceber que você preparou de forma especial para recebê-lo. 

Se, como eu, você adora guardar miniaturas de creminhos e produtos de hotéis e travel kits, reúna-os num vidro transparente e coloque no banheiro para as visitas usarem.

11 – Boa educação recomenda:

Se você receber flores do seu convidado, coloque-as imediatamente num vaso;  se receber doces, sobremesas, chocolate ou outro prato qualquer, partilhe com todos. É falta de educação guardar e não oferecer à todos.

Antes de dormir, deixe alguns petiscos, frutas e biscoitos disponíveis na casa, além de suco, e informe-os para que se sintam à vontade caso sintam fome. Eu geralmente já deixo a mesa do café posta, de forma sempre especial e caprichada, para que o hóspede sinta-se mais à vontade ainda.

Recheie a geladeira e a despensa com suas comidinhas preferidas, eles perceberão esta delicadeza. (quando minha madrinha vem pra cá, eu sempre compro os iogurtes preferidos dela, biscoitinhos, frutas, etc, são detalhes que as pessoas percebem)

12 – Presenteie com gratidão…

Ao fim da estadia do seu hóspede, ofereça alguma recordação como mimo, para que ele possa lembrar do tempo que se hospedou em sua casa e o carinho com o qual foi recebido. Pode ser tanto um doce típico da sua região como algum item para casa.

Selecionei vários mimos para casa na mmartan como sugestão para presentear ao seu hóspede, e também como dica para o hóspede oferecer ao seu anfitrião.

13  … E se você for o hóspede ou convidado, presenteie também

Mas se você for o convidado para se hospedar na casa de alguém, seja simpático e sempre (eu disse sempre) leve um presente para o anfitrião (e se tiver crianças, não esqueça de levar pelo menos um chocolate).

Itens para casa como par de toalhas de lavabos, difusor de ambientes, vela, porta retratos, jogo americano e caixa de bombons são boas dicas para serem dados pelo anfitrião ou pelo hóspede.

Um mimo é sempre bem vindo!

Dicas de mimos mmartan lindos e que demonstram gratidão e carinho.

14 – Deixe-os à vontade

Comunique a portaria sobre suas visitas e informe seus nomes, para que não sejam barrados e haja constrangimento. Eles precisam sentir-se à vontade para sair e voltar quando quiserem. Uma boa dica é fazer cópias das chaves, para que a visita não fique tão dependente dos seus horários.

 15 – Cuide dos passeios, sem estresse…

Tenha em mente um programa de turismo ou diversão para fazerem durante a estadia, mas ao mesmo tempo deixe seu hóspede livre. Sugira programas que sabe que vão agradar, mas não sufoque-o com roteiros grandes. Programe almoços e jantares em locais de interesse de seu hóspede ou que sejam conhecidos na sua cidade, mas também libere-o para citar lugares que queira ir ou para fazer passeios sozinho. O máximo que deve fazer é informar sobre os meios de transportes disponíveis e orientá-los a respeito.

Dependendo da sua rotina, você pode oferecer carona, fazer jantar,  mas deixá-lo à vontade é tudo que ele quer e precisa. Ele ficará mais tranquilo e você menos estressada, ainda mais se for uma visita de muitos dias.

E não se esqueça, libere a senha do wi-fi!!!

Olha o arquivo disponível pra você salvar e imprimir aí!!

Imprima, preencha à caneta e coloque num porta retrato para seus hóspedes.

Cartão para imprimir e usar junto às toalhas ou como sua criatividade permitir.

Espero que este post tenha te ajudado para receber seus hóspedes com mais capricho e cuidado.

Lembrando sempre que não são regras de etiqueta e sim dicas de receber bem porque pra mim, o que vale mesmo é o carinho…

Me siga no Insta @michellemayrink – Diariamente temos #DicasdaMi por lá

Snapchat michellemayrink

Curta a fanpage do Blog no Facebook, te espero!

Só pra lembrar… se der para ter um pouco disso que consta na lista já estará ótimo. Beijos!