• Subscribe to our feed
  • Subscribe via mail

05.04

Looks para festa anos 60, 70 e 80

Fui convidada para uma festa, neste sábado, que pede traje anos 60, 70 ou 80. E pensando nisto e a na dificuldade que a gente tem na hora de definir a roupa pra usar, resolvi escrever este post e fazer uma viagem no túnel do tempo. Vem comigo?

Se encontrar uma roupa bacana em lojas de roupas para festa temática, ok, ótimo!! Mas saiba que dá para montar uns looks legais com peças que talvez tenha em casa e que fazem uma releitura da moda dos anos 60, 70 e 80. Então, vou dar algumas opções… E não se esqueça de vasculhar bem o armário dos seus pais e até no dos avós….kkk

Na moda, a grande vedete dos ANOS 60 foi, sem dúvida, a minissaia. Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Esta é a minha visão de anos 60! Tem também os vestidos de bolinhas, fim dos anos 50 e início dos 60…

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda: Wanderléa de minissaia e Erasmo e Roberto Carlos de roupas coloridas, com direito a lencinho amarrado no pescoço. Os 60 chegaram ao fim com um grande show de rock, o “Woodstock Music & Art Fair”. Muito estilo hippie, cabelos longos, óculos redondos, enfim… esta moda é bem conhecida até os dias de hoje! Vamos falar disso nos anos 70!

Os homens podem ser inspirar em algumas figuras dos anos 60, como Elvis Presley, cujo álbuns tornaram-se clássicos dos anos 60; os rapazes dos The Beatles; ou até mesmo no estilo motoqueiro de James Dean. Casaco de couro é uma boa pedida com jeans e não tem como errar, aí capriche no gel de cabelos e está pronto!

Quer um rosto marcante dos anos 60? Pra mim chama-se Twiggy, modelo, atriz e cantora britânica, considerada a primeira top model do mundo. Tinha uma imagem quase andrógina, de cabelos curtíssimos loiros, e olhos imensos realçados por camadas e mais camadas de rímel e cílios postiços.

Vamos chegando aos ANOS 70!!!

Vestidos com babados e estampas de flores davam delicadeza à juventude paz e amor. O estilo dos hippies setentistas inclusive está de volta com tudo, o que não é nenhuma novidade, já que vira e mexe vemos o toque hippie na moda atual.

A minissaia ficou micro e passou a dividir espaço com short e as saias de comprimento mídi e máxi. As estampas psicodélicas e as cores fortes aliadas a pantalonas, calças knickers usadas por dentro de botas e muito conjuntinho faziam o visual meio hippie e totalmente rebelde daqueles anos loucos.  No Brasil, todo mundo cortou o cabelo igual ao de Tônia Carrero na novela Pigmaleão 70…hahah… E muitos rapazes podem seguir o estilo de John Travolta em “Nos Embalos de Sábado a Noite”, filme de 1977, que levou o estilo disco para a década de 80.

Em meados da década, a estética hippie perdeu sua força e chegou a vez das discotecas, com camisas de cetim, meia-calça de lurex e roupas à base de lycra, o top top da década de 80.

E os ANOS 80 começaram assim, em ritmo de discoteca! Refloresceram o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho. Foi o ano do balonê e das calças coloridas e metalizadas (que estão de volta!).

Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). Então, pra entrar no ritmo, abuse, metalize-se, exagere nas cores, tons flúo, brincões de formas geométricas, polainas, tênis All Star, minissaia com legging, mulheres com cabelos encaracolados (as temidas permanentes!!), enfim… caia na pista pra dançar igual a Katy Perry no clipe “Last Friday Night”.

Tenha como inspiração também a Xuxa e Madonna…

O look facilmente pode ser montado com peças compradas em lojas devido a influência dos anos 80 na moda atual. Os rapazes podem usar camisas quadriculadas sem manga (tipo Menudo), calças coloridas, T-shits e All Star de cano longo.

Prontos para a festa?! Se curtiu o post, clique em curtir e compartilhe com os amigos.

Enjoy :)